Criar um Site Grátis Fantástico
sociologia tema:violência contra os jovens
sociologia tema:violência contra os jovens

Introdução-Violência contra os jovens.

A violência contra adolescentes nas comunidades e nas ruas é um fenômeno tipicamente urbano e fortemente determinado pelas desigualdades sociais e econômicas nesses espaços. Caracterizada, em sua maioria, pelos assassinatos por armas de fogo, acidentes de trânsito e exploração sexual, o uso de drogas, a violência que tem aumentado no Brasil e no mundo. Entre as causa de morte os homicídios é a principal entre os brasileiros de 15 a 29 anos  (35,8%) na faixa dos 13 aos 18 anos, foram assim considerados por 26,8%, e as crianças de até 12 anos por 22,9%.

Um levantamento do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos, com base no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, mostra que o número de homicídios contra jovens entre 1980 e 2010 cresceu 346%. Além disso, a possibilidade de um jovem brasileiro ser vítima de homicídio é 30 vezes maior que a de um jovem europeu e 70 vezes que a de um morador da Inglaterra ou do Japão.

O Estado mais violento para os jovens, segundo o relatório, é Alagoas, com 34,8 homicídios para cada 100 mil crianças e adolescentes. O mais seguro é o Piauí, com 3,6 casos registrados para cada 100 mil.

Outro tipo de violência crescente é o “Bullying” pode ser definido como "atitudes de violência física ou psicológica, praticadas contra pessoas com o objetivo de intimidá-las ou agredi-las, causando dor e angústia. Estudiosos afirmam que os agressores têm geralmente personalidades autoritárias, combinadas com forte necessidade de controlar ou dominar seus semelhantes. Os locais que mais ocorre o preconceito são em:ambientes de saúde, programas de televisão ou outro meio de comunicação e escolas.

 

Principais vitimas da violência

De acordo com dados do Sistema de Informações de Mortalidade, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SIM/SVS/MS – 2010),os homicídios atingem especialmente:

*adolescentemoradores de comunidades populares e de periferias

*jovens negros do sexo masculino:Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade dos casos homicídios em 2010 no Brasil eram jovens, dos quais 76,6% negros (pretos e pardos) e 91,3% do sexo masculino;

*Entre os jovens brancos quem sofre mais com a violência, 67,1% sãodo sexo feminino, segundo os dados os homens (63,5%) e as  mulheres (70,6%).

* Indígenas Considerados pessoas sem valor e na maioria dos casos são vitimas de violência por causa que os agressores acham eles inferiores e diferentes.

 

Motivos que levam a violência:

Segundo o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), a violência contra adolescentes no Brasil cresce há quase 30 anos entre os motivos:

*A má distribuição de renda:causa as desigualdades sociais, que levam ao aumento da criminalidade e da violência. Na periferia das grandes metrópoles, principalmente em bairros pobres e favelas, crescem as atividades criminosas.Por falta de oportunidades temos muitas pessoas entrando no mundo do crime.

*As dificuldades de acesso á educação e a bens e serviços torna os jovens mais vulneráveis a essa criminalidade e a uma morte violenta prematura e ainda pode levar muitos a pratica da violência

*Possuir uma família desorganizada levam a pessoas criminosas na maioria dos casos:  A ausência da figura do pai e a concentração afetiva na figura da mãe deixa o jovem sem o referencial paterno. A mãe simboliza o amor; o pai, a ordem e o respeito à lei. Com essa ausência no lar, o jovem tende a substituir a figura paterna por outras e, na pior das hipóteses, por marginais que convivem com ele na comunidade.

Estratégias para o enfrentamento à violência

Para combater a violência, algumas medidas precisam ser tomadas:

* Adotar programas e ações para diminuir a violência :um exemplo é Plano Juventude Viva do Governo Federal, com ações voltadas para o estado de Alagoas. o Plano tem o objetivo de enfrentar a violência contra a juventude brasileira, especialmente os jovens negros, principais vítimas de homicídio no Brasil.

O Plano reúne ações de prevenção que visam a reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência , a partir da criação de oportunidades e criação de promoção dos direitos da juventude. Resumindo promovendo os valores da igualdade e da não discriminação, o enfrentamento ao racismo e ao preconceito geracional

O Plano está implementado nos Estados da Bahia, Alagoas, Paraíba, Distrito Federal e Região Metropolitana e no município de São Paulo.

* garantir respeito aos direitos humanos:Realizando mudanças nas leis e a garantia do cumprimento das leis.

* aumentar investimentos em segurança pública, no aperfeiçoamento dos agentes de segurança e na reforma e reestruturação de presídios, delegacias e instituições para o menor infrator;

* combater o crime organizado.

*Melhoria do ensino nas escolas: em uma entrevista 36,4% das pessoas acham esta a principal ação contra a violência .Uma das idéias para esta melhoria são atividades,dinâmicas sobre o tema mostrando a importância de todos em uma sociedade e o respeito as diferenças

MÚsica sobre o tema:

LUTA CONTRA VIOLÊNCIA

Violência contra os jovens tá passando do limite ei jovens se defenda nós somos o futuro não a lenda Violência contra os jovens esta em todo lugar de São Paulo ao Paraná do Sul até o Pará isso não podemos deixar vamos lutar a união vais a força Jão não perca o chão somos o futuro dessa grande nação

EEEEIII JOVENS VAMOS LUTAR

EEEEIII JOVENS VAMOS LUTAR

Todo jovem tem um sonho de crescer ser alguém a violência vem destrói os sonhos e o governo acha isso tudo bem violência no Rio de Janeiro e Belém, Goiás Distrito Federal e também no litoral perdendo a razão e acabando com o futuro da nação isso tem que acabar vamos lutar

EEEEIII JOVENS VAMOS LUTAR

EEEEIII JOVENS VAMOS LUTAR

Com tanta violência o Brasil pode parar com que os jovens vai fazer o Brasil andar sendo agredido e tratado sem respeito onde o Brasil vai parardesse jeito o tempo vai passando e os jovens vão crescendo e as agressões todo dia acontecendo o mundo gira um dia isso vai acabar por isso todos os jovens vamos lutar.

EEEEIII JOVENS VAMOS LUTAR

EEEEIII JOVENS VAMOS LUTAR ....VAMOS LUTAR